A África do Sul é logo ali sim

11/06/2009

south_africa_2010_world_cupA Copa do Mundo da África do Sul de 2010 começa a tomar forma. Pelo menos quanto aos seus participantes. As eliminatórias pelo mundo chegam à reta final.

Na Ásia três países já se classificaram: Japão, Coréia do Sul e Austrália (que fica na Oceania, mas disputa as eliminatórias asiáticas). Disputam a última vaga Coréia do Norte e Irã, o eixo do mal do futebol mundial.

Entre os africanos, Camarões corre o risco de não fazer companhia ao país sede, já que encontra-se na gloriosa última posição de seu grupo, atrás das potências Gabão, Togo e Marrocos.

A Oceania preencherá sua vaga na repescagem (contra um asiático) com, surpresa, a Nova Zelândia.

A CONCACAF tem como destaque o México que, no momento, iria para a repescagem (contra o quinto colocado da América do Sul).

A Holanda é o primeiro país europeu a conquistar sua vaga.  Alemanha, Itália e Espanha não encontram dificuldades e devem tomar o mesmo rumo. Mas as atenções voltam-se para o grupo 1, no qual Dinamarca e Hungria lideram, deixando para trás Portugal e Suécia. Ou seja, provavelmente teremos um mundial sem Cristiano Ronaldo e Ibrahimovic, dois dos melhores jogadores do mundo na atualidade.

Aqui no Novo Mundo, nada de surpresas. Brasil, Chile e Paraguai certamente se classificarão. Os hermanos correm perigo, mas só dependem de si mesmos. A briga boa será para o quinto lugar, disputado acirradamente por Uruguai, Equador, Colômbia e Venezuela, separados por apenas três pontos. Essa disputa leva para a repescagem contra o quarto colocado da CONCACAF (quem sabe o México?). Tarefa muito mais árdua essa do que a antiga disputa contra algum timeco da Oceania.

Contudo, a primeira Copa do Mundo do continente africano permanece uma incógnita. Seja quanto ao futebol que será apresentado, seja quanto a sua infra-estrutura. Essa provavelmente não será a mesma de 2006. E o futebol, apesar de sem Ronaldo, Ibra, Eto’o e (já pensou?) Messi, esperamos que não seja o mesmo apresentado na Alemanha três anos atrás.

Para quem quiser ficar informado sobre classificações, tabelas e regulamentos das eliminatórias mundo afora:  http://www.arquivodosmundiais.com/el2010.htm.

Felipe Blumen

Anúncios

2 Respostas to “A África do Sul é logo ali sim”


  1. No aguardo de um post sobre os Galáticos II, o Retorno.

  2. entretraves Says:

    Além de todos esses jogadores, a África do Sul ainda corre o risco de ficar sem ver Didier Drogba e a ótima seleção do Egito, última campeã da Copa da África.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: