Dia 1: Sem surpresas

11/06/2010

Quando os grupos da Copa foram sorteados, ficou claro para todos que o grupo do Brasil era o da morte. No entanto, com a proximidade do dia 11 de junho de 2010, aumentou-se a discussão sobre o equilíbrio do Grupo A: o México não foi bem nas eliminatórias da CONCACAF, perdeu alguns amistosos mas ganhou da Itália no último deles; a frágil África do Sul da Copa das Confederações do ano passado ganhou vários amistosos seguidos e Parreira mudou o time taticamente; a França que só se classificou na situação pífia que todos lembram, manteve a mediocridade nos amistosos; por último, o Uruguai que sofreu para vencer a Costa Rica na respesacagem. Todos chegaram à África no mesmo nível, portanto, qualquer resultado diferente dos que aconteceram hoje seria surpreendente.

No jogo de abertura, o nervosismo da seleção anfitriã ficou claro, com a seleção mexicana tendo boas chances de gol (Khune fez belas defesas). Mas quando os Bafana Bafana começaram a jogar com passes curtos e rápidos, como esperava seu treinador, conseguiram chegar próximos ao gol mexicano. Os latino-americanos, porém, mostraram ter um lado direito bem forte com Aguilar e Giovani dos Santos. A segunda etapa começou bastante igual até que, aos 10 minutos, o bom volante Dikgacoi encontrou Tshabalala que finalizou com precisão. Javier Aguirre colocou seu time pra cima e os anfitriões passaram a usufruir dos contra-ataques, sempre muito mal finalizados, deixando evidente a falta de capacidade técnica (eufemismo mode on) do centroavante Mphela. Numa falha da defesa africana, aos 36 minutos, Rafa Marquez deixou tudo igual, um resultado que ilustrou muito bem o que foi jogo. Parreira escalou seu time com o que tem de melhor mas sua equipe é muito dependente de Piennar, Dikgacoi e Modise, deixando a impressão de que se for incenssantemente atacada, a África do Sul sofrerá muito nessa Copa. Já para o México, é muito pouco ter que depender das eternas promessas Vela e Giovani dos Santos, apesar da boa partida deste; Aguirre demorou demais para colocar Javier Hernandez e errou a colocar o velho e gordinho Blanco ao invés do oportunista Bautista, sorte que o gol saiu…

As maiores expectativas do dia eram para o segundo jogo, e França e Uruguai começaram fazendo um jogo bastante movimentado… mas era mentira. A partir dos 25 minutos, as equipes passaram a mostrar o que são de verdade; a Albiceleste sofre muito sem um grande armador (Ignacio González fez uma partida pífia) e manda chutões para Suarez e Forlán se virarem.

sozinho é difícil

Os franceses, pelo contrário, possuem bons valores no meio campo, mas Gourcuff não estava com o pé calibrado e Ribéry passou longe de mostrar o protagonismo que se esperava dele. Apesar do jogo fraco, acho que a pior impressão ficou com o Uruguai; o esquema 3-4-1-2 de Óscar Tabárez só ajuda seus zagueiros (que foram o que a equipe teve de melhor esta tarde, além de Forlán), pois seus laterais não vão bem como alas, deixando a dupla de ataque ainda mais isolada.

Raymond Domenech

O idiota

A França pelo menos tem boas opções no banco, o problema é que neste também se encontra Raymond Domenech, que errou ao tirar Anelka e só substituiu Govou, que não apareceu no jogo, faltando 5 minutos para o fim do cotejo. O grupo A, por todas essas nuances, tem tudo para ser a maior incógnita da Copa. Será que alguém vai ganhar algum jogo?

É importante ressaltar que em ambas partidas a arbitragem foi perfeita, algo muito difícil de se repetir amanhã, já que teremos o gaúcho Carlos Eugênio apitando Inglaterra x EUA, e você sabe: “Com Símon em campo, não tem placar em branco” desde que seja de mão, impedido…

Seleção do dia: Muslera, Aguilar, Victorino, Abidal e Evra; Dikgacoi, Diaby, Giovani dos Santos e Tshabalala; Forlán e Anelka.

ps. Acabo de ouvir Telmo Zanini, comentarista do Sportv, dizer que o gol de Maradona contra a Inglaterra em 86 foi uma das maiores falhas defensivas da história e que só um pouco foi genialidade. André Rizek, no mesmo programa, disse que Souza, do Corinthians, é melhor que Crouch. Parei.

Rodrigo Giordano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: