Dia 14: Surpresa pra quem?

24/06/2010

Complicado esse negócio de assistir dois jogos ao mesmo tempo. Dei prioridade para Itália x Eslováquia por razões óbvias e depois, para Japão x Dinamarca, também por razões óbvias.

Os eslovacos pareciam os tetracampeões do mundo em campo, sem desespero, jogaram a responsabilidade para a Azurra e mantiveram a posse de bola. A Itália achou que ganharia o jogo com a camisa; era impressionante, as jogadas feitas pelos italianos pareciam não treinadas, quando Iaquinta pegava na bola dava desespero. O único jeito de ver um italiano feliz no Ellis Park era quando ele aparecia no telão do estádio que fica no Burgo da Joana. Fábio Quagliarela, que devia ter recebido uma chance desde o primeiro jogo dada a óbvia incompetência dos titulares Iaquinta e Gilardino, entrou e deu conta do recado, fez a jogada do primeiro gol e ainda fez o gol mais bonito da Copa.

O caso é que só se surpreendeu com a eliminação da Azurra quem não entende de futebol ou não acompanha o Calcio; a convocação de Marcelo Lippi foi ridícula, ele confiou em vários jogadores que tiveram uma péssima temporada e ainda deixou de fora grandes destaques como Cassano, Totti e Micolli, que com certeza dariam a critividade que claramente faltou à equipe no torneio. E a não convocação de Boriello então? O centroavante foi artilheiro do Milan na temporada e Lippi preferiu chamar Iaquinta que nem titular absoluto da pífia Juventus era. Essa eliminação precoce só prova que o time de 2006 deu certo por juntar vários jogadores que estavam no auge de suas carreiras; após a Copa, a maioria fracassou em seus clubes: Cannavaro, Zambrotta, Grosso, Toni, Iaquinta… a lista é grande. Lippi preferiu apostar nesses jogadores e conseguiu em 4 anos, descender sua reputação de campeão do mundo para técnico-que-foi-eliminado-na-primeira-fase-e-ficou-atrás-da-Nova Zelândia.

Japão x Dinamarca foi um jogo assaz interessante, os europeus tentavam

O craque japonês

chegar ao ataque tocando a bola mas logo eram desarmados pela ótima defesa nipônica e tinham que correr atrás do rápido ataque japônes. Resultado: duas faltas próximas da área e dois gols. Os dinamarqueses conseguiram descontar no rebote de um pênalti mal batido pelo interminável Tomasson, mas Honda fez uma das jogadas mais bonitas da Copa e deu o terceiro gol de presente para Okazaki. Honda, aliás, é bem melhor do que o superestimado Nakata e do que o bom Nakamura, ou seja, é o melhor jogador japonês que eu já vi jogar.

No outro jogo, os holandeses não fizeram mias do que sua obrigação e venceram os medíocres camaroneses. O técnico Bert Van Marwijk logo tirou Van Persie e só colocou Robben no final; deve ter ficado com medo que um batesse a canelinha de vidro na do outro e se machucassem pela 238957623 vez.

Ah esqueci de falar sobre Paraguai x Nova Zelândia: todas as vezes que eu coloquei no jogo não estava acontecendo nada.

Seleção do dia: Kawashima; Geremi, Tanaka, Skrtel, Zabavnik; Poulsen, Endo, Hamsik e Honda; Quagliarella e Vittek.

Pitacos: Van Persie, Eto’o e Bendtner, o que esses atacantes têm em comum? Estão todos no bolso do mito Tanaka. Se cuida, Barrios!

Uma coisa ficou clara nessa Copa, montar uma seleção cheia de coadjuvantes de grandes times da Europa não quer dizer garantia de sucesso, que o digam Camarões, Sérvia e Costa do Marfim. Mais do que nunca, o importante é montar um grupo durante os 4 anos de eliminatórias devido ao pouco tempo de treinamento. Não adianta juntar um bando de jogadores só porque jogam na Europa e esperar que decidam. Convenhamos, isso é uma coisa que Dunga resolveu muito bem.

Se o reserva do Elano é o Daniel Alves, por que raios o Kléberson foi convocado? O Dunga podia ter chamado qualquer merda queridinho dele, mas pra que um volante pra ser reserva do reserva? Convenhamos, essa é uma das milhares de coisas que ele não resolveu bem.

Rodrigo Giordano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: