Dias 18 e 19: O adeus do mito

30/06/2010

A Holanda novamente mostrou um futebol pragmático em duelo contra a Eslováquia em nenhum momento viu sua vaga às quartas de final ser ameaçada. Os talentos de Sneijder e Robben resolveram para a Oranje, que deverá usar e abusar da deficiência defensiva de Michel Bastos mas que também sofrerá com os avanços de Maicon e Daniel Alves sobre Van Bronckhorst.

O Chile jogou como sempre e perdeu como sempre. O jogo seguia equilibrado até o gol de Juan, após o qual os chilenos saíram desesperados para o ataque oferecendo ao Brasil aquilo que ele mais gosta: espaço para contra-atacar. O maior problema do time de Bielsa não é que ataca com gente de mais mas sim que erra muito o último passe e acaba finalizando mal. Esse é o fator principal que “El Loco” tem que corrigir na seleção chilena se não quiser continuar a tomar goleadas do Brasil. As seleções brasileira e alemã mostraram até agora que não toleram os erros de seus adversários; Holanda e Argentina possuem defesas fracas, o que me faz acreditar que teremos um repeteco da final de 2002.

craque de propaganda?

Após o jogo Portugal x Brasil, elogiei a forma como Carlos Queiroz armou sua equipe, se preocupando em não sofrer gols no início do jogo e marcando o Brasil em cima. Contra a Espanha, o técnico português fez o contrário, “deu” a jabulani aos espanhóis esperando roubá-la para entrega-la de qualquer maneira a Cristiano Ronaldo. A Fúria fez sua melhor partida até agora respondendo aos críticos que diziam que o time tocava de mais a bola; ontem, tocaram muito e finalizaram tanto quanto, só parando na excelente atuação do guarda-redes Eduardo. Mesmo perdendo Queiroz não abriu mão de seu esquema com 3 volantes, deixando o passe da equipe com uma qualidade inferior (tinha Deco no banco) e toda a responsabilidade nas costas de Ronaldo, que, aliás, ficou muito abaixo do que o comercial da Nike mostrou.

Japão x Paraguai mostrou o momento mais triste da Copa até agora, não em razão do fraco desempenho de ambas seleções mas sim pela despedida de Marcos Túlio Tanaka do mundial. No primeiro tempo, os paraguaios mantiveram a posse de bola mas não sabiam o que fazer com ela, Roque Santa Cruz jogava aberto pela direita e vinha buscar a bola no meio de campo, erro crasso que Gerardo Martino só foi corrigir no meio da segunda etapa. Os japoneses apostavam na velocidade de Endo, Matsui e Okubo mas o trio gerou poucas jogadas de perigo. A entrada de Okazaki na segunda etapa melhorou bastante o time nipônico que teve mais chances de abrir o placar que os sul-americanos. Veio a prorrogação e só os Albirojos buscaram o gol, a disputa de pênaltis fez justiça a tal ousadia.

O futebol bailarino do mito

Além de Tanaka (nem preciso dizer que Barrios foi nulo na partida), o atacante Honda também fará muita falta, era impressionante como sempre que ele tocava na bola o Japão produzia uma jogada de perigo. Honda, o Midas do futebol.

Seleção dos dias: Eduardo; Sérgio Ramos, Lúcio, Juan e Nagatomo; Vera, Ramires, Xavi e Sneijder; Robben e Villa.

Pitacos: Sou a favor do uso de tecnologia no futebol para ajudar os árbitros na resolução de lances polêmicos, porém, as jogadas que retomaram o assunto nesses dias (o gol da Argentina e o “não-gol” da Inglaterra) não fazem jus à discussão sobre tecnologia, já que foram erros perceptíveis a olho nu. Bastava que a FIFA colocasse um árbitro atrás de cada gol, assim como fez a UEFA na Liga Europa, e estes obviamente veriam que Tevez estava impedido e que a bola de Lampard entrou.

Olha o pessoal sendo injusto de novo com o bom sujeito Bruno, goleiro do Flamengo; afinal, quem é que nunca matou a ex-mulher e depois escondeu o corpo?

Rodrigo Giordano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: