Dia 24: Renovados

10/07/2010

Um jogo agradabilíssimo. Foi isso que tivemos na disputa pelo terceiro lugar da Copa do Mundo 2010. Pelo que fizeram Uruguai e Alemanha durante todo torneio não era de se esperar menos, ambas demonstraram fatores fundamentais para que fossem as seleções mais “queridas” desta Copa. Os uruguaios não jogaram apenas com a raça costumeira, a marcação forte se uniu aos talentos de Forlán e Suárez que nos presentearam com belos gols; os germânicos surpreenderam a muitos pela incessante movimentação e pelo futebol ofensivo que impuseram. Quanto ao jogo em si, o resultado expôs a diferença mínima da superioridade dos europeus sob os sulamericanos.

Um capítulo a parte deste duelo são seus técnicos. Joachim Löw apresentou uma seleção alemã renovada não só na idade mas também na maneira de jogar, algo que ele já havia ensaiado junto de Klinsmann na Copa de 2006 e que agora pode colocar em prática como o treinador principal da Alemanha. As goleadas sob Austrália, Inglaterra e Argentina encantaram o mundo e deixaram a impressão de que se há uma seleção com uma geração pronta para a festa do caqui maduro Copa no Brasil, esta é a Alemanha. É claro que há de se falar da derrota sofrida para os espanhóis, na qual senti que os alemães foram surpreendidos pela marcação pressão feita pelos ibéricos, o que fez com que o jovem time não conseguisse impor seu jogo.

Óscar Tabárez fez um trabalho impressionante com a Celeste. Nenhum treinador nesta Copa entendeu a dinâmica do torneio como ele: o Uruguai estava num grupo deveras equilibrado e não chegava com status de favorito a uma das vagas; após a péssima partida de estreia contra a França, Tabárez mudou radicalmente seu esquema de jogo armando seu time com apenas 2 zagueiros e recuando Forlán para o meio-campo, sendo este responsável por armar as jogadas para Suárez e Cavani. Portanto, o treinador uruguaio entendeu que não havia tempo para manter algo que claramente deu errado. Tabárez fez algo que sentimos muita falta não só de técnicos mas também de jogadores nesta Copa, arriscou.

Eu e os outros membros deste blog consideramos que no futebol atual há uma excerbada supervalorização dos técnicos e o que escrevi acima pode parecer contraditório com o que acabo de dizer. Mas não é. Frente às inúmeras lesões de jogadores alemães selecionáveis Löw poderia ter convocado medalhões (como Frings, Helmes, Fritz etc.) para suprir tais vagas, mas acreditou em garotos como Özil, Müller e outros. Tábarez ao colocar seu melhor jogador para jogar fora de posição após o primeiro cotejo poderia ter sido acusado de estar jogando muita responsabilidade nas costas de Forlán e sacrificando-no. Na verdade o terinador uruguaio confiou em seu camisa 10 como ninguém jamais pensara que fosse possível, e de seus pés iniciou-se a reação uruguaia. Ou seja, Löw e Tabárez são valorizados por nós por valorizarem quem realmente faz o espetáculo.

Espanha e Holanda fazem a final e um dos dois se sagrará a melhor seleção do mundo. Não serão delas que lembrarei daqui há alguns anos, porém.

Seleção do dia: Butt; Boateng, Friedrich, Mertesacker e Cáceres; Pérez, Khedira, Arevalo Rios e Forlán; Cavani e Müller.

Pitacos: Logo da Copa de 2014 em verde, amarelo e… vermelho?! Lula e seu partido já estão na história deste país, não precisavam de atitude tão mesquinha.

O único grande jogo da Espanha nesta Copa foi contra a Alemanha e agora ela passou a ser considerada a seleção que apresentou o melhor futebol no certame até o momento. Antes passava de mais a bola e não finalizava, agora é um time que valoriza a posse de bola e o futebol bem jogado. As coisas na mídia esportiva são tão efêmeras quanto a alegria dos palmeirenses ao assistir um jogo de seu time no Palestra Itália. Pelo menos uma dessas efemeridades tá sendo destruída…

Rodrigo Giordano

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: