A bola curva de Tonhão

30/12/2010

“PROCURA-SE UM PÉ ESQUERDO.” Este foi o anúncio que me chamou a atenção quando lia os classificados um tempo atrás. Comentei por alto com Preta, que varria a sala.

– Veja, Preta. Era só o que faltava. Algum infeliz conseguiu perder o pé.

 Para minha surpresa, ela respondeu:

– Eu sei, foi seu Tonho. Passou aqui outro dia perguntando se eu tinha visto um pé assim e assado. Coisa de maluco.

Por um instante não soube de quem se tratava. Depois fiquei desesperado. “O Tonho não, qualquer um menos o Tonho”, pensei. Não era para menos. Afinal, no dia seguinte seria a final da Copa do Bairro e o Tonhão era o ponta-direita do meu time. O problema precisava ser solucionado com urgência. Fui à casa dele.

– Você é um estúpido – constatei ao vê-lo sem o pé.

– Não enche! Vamos, me ajude a achar o pé. Amanhã é…

– A final, eu sei. Como é esse pé?

– É o esquerdo.

– Isso eu sei, vi no jornal. Mas como lhe parece?

– Bonito. Está bronzeadinho porque eu passei o fim de semana em Santos.

– Estou falando sério. Pense, homem!

– Está bem. Tem cinco dedos, em ordem crescente de tamanho, do mindinho para o dedão.

– Isso não ajuda. Qual o tamanho?

– Costumava calçar quarenta e dois.

– E de altura?

– De altura? É mais ou menos assim – faz uma medida com as mãos – vai do chão até o tornozelo.

– Peludo?

– Acho que tem um pelo solitário no peito. E meia dúzia na chureula.

– Chu o que?

– Chureula. A parte de cima do dedão.

– Não importa! Isso já é alguma coisa, mas ainda está muito genérico. Tem alguma marca de nascença?

– Uma cicatriz perto do calcanhar, mas é quase imperceptível. – Procura fundo na memória. –Ah! Eu tive um olho de peixe um tempo atrás, pode ser que ainda tenha marcas.

– Nojento, mas pode ser útil.

Tonho começa a ficar desesperado:

– Meu deus, a final! Como vamos ganhar dos Desquitados sem a minha canhota? Você sabe que a minha direita não serve nem para subir no ônibus.

Realmente, não havia jeito de jogar sem ele. O Desquitados era forte, mas iam jogar a final sem o lateral-esquerdo, que estava suspenso. O Tonhão jogava ali, era o caminho da vitória.

– Calma que nós vamos achar esse pé. O que ele faz, por onde costuma andar?

– Bom, eu vejo sempre ele na companhia do pé direito.

– Este aqui? – perguntei olhando para o pé que lhe restava. Sem esperanças de que aquele pé pudesse ser útil no jogo de amanhã.

– Exato. É quase igual ao outro, exceto por esse joanete.

– Espere um pouco. Você não tinha uma fitinha do Senhor do Bonfim amarrada nesse pé, que eu te trouxe da Bahia?

– Tinha sim, mas era no esquerdo. Aliás, está aqui – tira o adereço do bolso –, mas que me adianta a fita se o pé eu não acho? E está cortada ainda.

– Você não percebe, Tonho? Se a fita está aqui, cortada, e o pé não, é porque você não o perdeu. Ele foi roubado!

– Não é possível. Como me roubariam o pé sem que eu percebesse?

– E por acaso não foi esses dias que você chegou bêbado cambaleando em casa?

– É isso! Foi no dia que eu encontrei o Barriga, capitão do Desquitados. Larápio! Quis me tirar do jogo.

– Safados. Mas agora não adianta reclamar, vamos dar um jeito nesse pé.

Já sabendo quais mãos estavam sobre o pé, restava pensar em como solucionar o problema da canhota de Tonhão. E até hoje me orgulho da decisão que tomei naquela tarde de sábado.

Quem olhar no jornaleco do bairro vai ver que o Desquitados perdeu aquela final por um a zero com gol de Tonhão. Um chute indefensável, com a bola fazendo uma das maiores curvas que o mundo já viu. A “bola curva de Tonhão” apareceu até no Fantástico, com uns cientistas tentando desvendar o segredo do petardo. Não conseguiram porque não foram ao jogo naquele domingo. Quem foi, jura que viu Tonhão jogando com dois pés direitos.

Felipe Blumen

Deixe um comentário

